Papo de Mãe

Acupuntura no tratamento da infertilidade feminina

Roberta Manreza Publicado em 07/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h54

Imagem Acupuntura no tratamento da infertilidade feminina
7 de agosto de 2018


Por Alessandra Sônego*,  acupunturista e fisioterapeuta

Técnica da Medicina Tradicional Chinesa regula o ciclo menstrual e a circulação sanguínea uterina para a melhora da qualidade dos óvulos e do endométrio

A infertilidade é um problema gerado por diversos motivos da vida moderna, como o adiamento da idade da concepção, hábitos sedentários, consumo excessivo de gorduras, tabaco e álcool e químicos utilizados nos produtos alimentares. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8% a 15% dos casais brasileiros possuem dificuldades de gerar um filho em algum momento de sua idade fértil.

Recentemente estudos vem comprovando a eficácia da acupuntura na influência da gestação espontânea, pela melhora dos mecanismos neuro-hormonais, do ciclo menstrual e da circulação sanguínea uterina, que aumentam a qualidade dos óvulos e do endométrio. De acordo com a acupunturista e fisioterapeuta, Alessandra Sônego, especializada em Saúde da Mulher pelo HC-FMUSP, o tratamento da infertilidade por acupuntura se dá basicamente pela harmonização das funções orgânicas e energéticas dos hormônios e neurotransmissores, que afetam diretamente a ovulação e a fertilidade. “A técnica visa melhorar a vascularização uterina e a espessura do endométrio, regulando o período menstrual e organizando, consequentemente, sentimentos e emoções.  Com isso a paciente melhora a libido, entre outros benefícios. Já no homem, a acupuntura vai ajudar na qualidade, quantidade e mobilidade dos espermatozoides”, explica.

Quando a gestação acontece, a técnica da Medicina Tradicional Chinesa também traz benefícios, como o aumento das contrações uterinas espontâneas, que liberam maior quantidade de ocitocina e proporciona alívio da dor. “As contrações uterinas mais vigorosas encontram-se associadas à estimulação de certos pontos, que propiciam a redução do tempo médio do trabalho de parto, que varia entre 10 a 29 horas, diminuição da tensão psicológica no momento do parto, menor número de falhas no processo de indução do trabalho de parto, aumento da velocidade da dilatação do colo uterino, diminuição e ou retardação da quantidade de analgesia epidural administrada, entre outros benefícios”.

O tratamento da infertilidade pela Medicina Tradicional Chinesa é baseado nas fases do clico menstrual, características específicas da menstruação, juntamente ao cronograma de uma clínica de reprodução humana. “O tratamento em conjunto com um especialista em reprodução humana traz resultados mais assertivos. Recomenda-se sessões de 2 a 3 meses antes de iniciar o tratamento de fertilização ou inseminação, para melhorar a qualidade dos óvulos, espermatozoides e do endométrio”, ressalta Alessandra.

Entenda o cronograma básico do tratamento com a acupuntura e sua eficácia:

1-Fase da Estimulação: Mulher: iniciar a acupuntura 2 a 3 meses antes, 2 vezes na semana em momentos antes, durante e após a menstruação.

Homem: iniciar a acupuntura 1 a 2 meses antes, 1 vezes na semana.

2- Captação dos Óvulos e Obtenção dos Espermatozoides: 1 sessão, 1 ou 2 dias antes.

3- Transferência de Embriões: 1ª sessão de acupuntura, 1 ou 2 dias antes. 2ª sessão de acupuntura, 2 ou 3 dias após. 3ª sessão de acupuntura no oitavo dia após a implantação.

4- Suporte da Fase Lútea e Verificação da Gravidez Clínica: Sessões semanais por pelo menos 13 semanas, para evitar as chances de aborto.

*Alessandra Sônego: Fisioterapeuta especializadaem Saúde da Mulher (HC-FMUSP), atuante na clínica Athali Fisioterapia Pélvica Funcional, em reabilitação dos músculos do assoalho pélvico e obstetrícia. Especialista em acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pela FACEI (2011). http://www.athalifisioterapia.com



DicasHomeGravidezO PartoPré-natalPós-partoTentando Engravidar