Papo de Mãe

EndoMarcha 2018

Roberta Manreza Publicado em 21/03/2018, às 00h00 - Atualizado em 22/03/2018, às 08h05

Imagem EndoMarcha 2018
21 de março de 2018


Por Caroline Salazar,

Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose será realizada em 14 cidades brasileiras

Em seu 5º ano no Brasil, EndoMarcha reúne mulheres com a doença, familiares e profissionais da saúde em busca de atendimento digno e políticas públicas que facilitem o diagnóstico e o tratamento

A EndoMarcha, Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (Million Women March for Endometriosis), acontecerá no dia 24 de março, em mais de 80 países. No Brasil, a marcha acontece em 14 cidades: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Feira de Santana, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Maringá, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. A concentração para a marcha será a mesma em todas as regiões: 9h (horário de Brasília). Às 10h, serão iniciadas as caminhadas para conscientização da doença. Para participar, os interessados devem realizar seu cadastro gratuitamente no link: https://goo.gl/Et5DUp

“A marcha é um evento legítimo de reivindicação pelos nossos direitos, pelo diagnóstico precoce e pelo reconhecimento da endometriose como doença social, com a criação de políticas públicas para que o tratamento possa ser realizado pelo SUS”, afirma Caroline Salazar, capitã brasileira da EndoMarcha, jornalista e idealizadora do blog A Endometriose e Eu.

Estima-se que 200 milhões de meninas e mulheres sejam atingidas pela endometriose em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é que esse número seja de seis milhões de portadoras da doença crônica. A doença pode apresentar, entre outros sintomas, dor pélvica grave, dor durante a relação sexual, dor ao urinar, na bexiga e nos movimentos intestinais, inchaço, náuseas e vômitos, constipação e diarreia. Além disso, estima-se que 40% das mulheres com endometriose apresentem problemas de infertilidade.

A EndoMarcha foi idealizada nos Estados Unidos pelo Dr. Camram Nezhat, médico especialista e precursor da videolaparoscopia, utilizada no tratamento da doença, e por seus irmãos, Dr. Ceana Nezhat e Dr. Farr Nezhat. O movimento ocorre em março, mundialmente reconhecido como o Mês de Conscientização da Endometriose. “No Brasil, a cada ano essa participação aumenta mais. Em 2014, por exemplo, foram só quatro cidades. Em cinco anos, nós mais que quadruplicamos a EndoMarcha no país”, comemora, com razão. A partir do movimento, leis com foco na conscientização e disseminação de informações sobre a doença já começam a surgir nos estados de Roraima e São Paulo, além da cidade de Campo Grande (MS). “Isso é bom não só para as portadoras, mas também para os médicos, uma vez que faz com que o acesso à informação sobre a endometriose seja maior”, pontua a capitã da EndoMarchaTime Brasil.

Confira abaixo os locais de concentração da EndoMarcha 2018 em cada uma das cidades participantes:

Belém: Praça da República, em frente ao Teatro da Paz

Belo Horizonte: Em frente ao Palácio da Liberdade

Boa Vista: Praça Barreto Leite

Brasília: Parque Bosque do Sudoeste

Campo Grande: Praça Ary Coelho

Curitiba: Boca Maldita

Feira de Santana: Praça Mauro Morais

Florianópolis: Parque de Coqueiros

Fortaleza: Praça do Ferreira

Londrina: Calçadão de Londrina

Maringá: A. T. I do Parque do Ingá

Salvador: Farol da Barra

São Paulo: Vão livre do MASP

Rio de Janeiro: Estação Central – Saída Campo de Santana

Serviço:

O quê? EndoMarcha 2018 – Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose

Quando? 24 de março de 2018 – Às 9 horas (horário de Brasília).

Onde? Verifique os trajetos da cidade mais próxima a você em http://aendometrioseeeu.com.br

Inscrição:

Junte-se a nós! Não precisa ser portadora de endometriose para marcar presença na EndoMarcha 2017. Mulheres, homens, crianças e idosos: sua participação será um apoio para milhões de portadoras e suas famílias. Acesse o link: http://bit.ly/2gAXqAn. Juntos somos mais fortes!

*Sobre o blog A Endometriose e Eu:

Criado em 2010 pela jornalista que tem endometriose, Caroline Salazar, é referência no assunto. O blog foi, ainda, o campeão da categoria Saúde em 2012 pelo TopBlog Brasil, eleição realizada sob voto popular e, em 2013, seguiu no topo da lista como o terceiro mais votado. Confira: http://aendometrioseeeu.com.br/.




ColunistasMãe / PaiHomeSaúde