Papo de Mãe

Dança e outras dicas que auxiliam no trabalho de parto

Para auxiliar a mulher nesta etapa, existem vários exercícios, além da dança, que visam melhorar a postura da gestante, minimizar a dor e diminuir a ansiedade com melhora da autoestima.

Roberta Manreza Publicado em 20/02/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h03

Imagem Dança e outras dicas que auxiliam no trabalho de parto
20 de fevereiro de 2018


Por Dr. Mário Maroto Kondo, obstetra

Obstetra da Pro Matre Paulista, Mário Macoto Kondo, fala sobre práticas que podem ajudar durante o trabalho de parto e parto

Bem no final da gestação, é normal que a mulher se sinta mais cansada e desconfortável, principalmente para caminhar, respirar e dormir. A partir da 37º semana de gestação pode acontecer o trabalho de parto que tem duração variável de acordo com a paridade. Para auxiliar a mulher nesta etapa, existem vários exercícios, além da dança, que visam melhorar a postura da gestante, minimizar a dor e diminuir a ansiedade com melhora da autoestima.

Segundo o obstetra Mário Macoto Kondo, da Pro Matre Paulista, os exercícios, realizados da forma mais adequada possível, fazem com que o trabalho de parto ocorra tranquilamente. “Com isso, o processo tem menos dor e estresse. É uma forma lúdica de envolver a gestante em um momento tão importante da vida dela e isso traz benefícios para a mãe e o bebê. Cada gestante pode escolher algum exercício que seja adequado ao seu perfil”.

No trabalho de parto, é imprescindível prezar pela segurança da mãe e do bebê e manter a gestante sob cuidados de uma equipe multiprofissional. Confira abaixo algumas sugestões de exercícios do obstetra:

1-  Dança: as grávidas que praticam os exercícios de dança podem alongar grupos musculares e relaxar outros, movimentar o quadril para ajudar na descida do bebê, treinar respiração (inspirar e expirar). A técnica lúdica provoca relaxamento na gestante, porém, é importante não exagerar nos passos e não fazer esforços brutos e desnecessários.

2-  Bola de pilates: apesar de ser uma das ferramentas mais básicas para quem deseja ter um parto normal, os movimentos sobre a bola devem  ser orientados para cada período do parto.

3-  Agachamento: a técnica é ótima ajuda no encaixe do bebê para que a dilatação aconteça com mais rapidez.

3- Música ambiente: quem não é muito fã da dança, pode optar pela música ambiente que por ser mais amena, tira a ansiedade e deixa a gestante mais calma.

4- Banheira: outro método que causa relaxamento, concentração e minimiza os desconfortos do parto é utilizar a banheira com água morna.

5-  Caminhada: é ótimo para melhorar a circulação, mesmo que a gestante caminhe em um pequeno espaço, a atividade ajuda a empurrar o bebê em direção ao canal vaginal, devido à movimentação do corpo da gestante.

6-  “Cavalinho”: aparelho comum utilizado nas maternidades ajuda no relaxamento, na descida e aumento da dilatação e na diminuição da dor.

Maternidade Pro Matre Paulista: Com 80 anos de tradição, a Maternidade Pro Matre Paulista é referência em neonatologia, gestações múltiplas e de alto risco, bem como em saúde integral da mulher. Desde 2000, a instituição é parte do Grupo Santa Joana, maior conglomerado privado de maternidades da América Latina. UTIs Neonatal e Adulta, especializadas e apoiadas em profissionais qualificados e recursos tecnológicos de ponta integram alguns principais atributos da Pro Matre Paulista. A Maternidade é certificada pela Joint Commission International (JCI), o mais importante órgão certificador do mundo. Outro importante reflexo da valorização à humanização é o Espaço Vida da maternidade, um ambiente acolhedor que permite a integração entre família e a gestante no momento do parto.

http://www.promatresp.com.br/.




DicasHomeGravidezO Parto