Papo de Mãe

Férias seguras com as crianças

Roberta Manreza Publicado em 10/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h28

Imagem Férias seguras com as crianças
10 de julho de 2017


Portal Papo de Mãe

Prevenção de acidentes nas férias. Todo mundo sabe que é sempre melhor prevenir do que remediar. Dados do Ministério da Saúde apontam que os acidentes são a principal causa de morte entre as crianças de 1 a 14 anos de idade. Ou seja, neste assunto, todo cuidado é pouco. Vamos conversar com algumas crianças que nos contaram os acidentes que elas já sofreram nas férias.

Os filhos aprontam e os pais sofrem. Vamos saber das mães dessas crianças, como elas agiram na hora do acidente. E que as histórias dessas famílias sirvam de exemplo para a gente evitar novos sustos.

Vocês sabiam que existe uma ONG que se preocupa com a segurança das nossas crianças na hora que elas saem de férias? A Aline Bammann, coordenadora da Associação Férias Vivas, explica qual é o trabalho deles.

A repórter Mariana Verdelho conversou com famílias pelas ruas  sobre acidentes nas férias. Ela foi até o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, saber o que já aconteceu nas viagens e como prevenir que as crianças se machuquem.

Um grande medo de muitos pais, e com razão,  é do bebê ou  da criança engasgar quando está comendo ou bebendo alguma coisa. Muito comum e perigoso, muita gente se desespera na hora e não sabe o que fazer, principalmente se o filho para de respirar. A Dra. Lucimar Aparecida Françoso,  médica do SAMU e pediatra ensina para a gente algumas manobras que podem salvar uma vida.

E o que fazer em casos de afogamento? Você sabe quais são os primeiros socorros nesses casos? E não estamos falando só de afogamentos em piscinas. As crianças correm riscos também em lagos, no mar e até em baldes de água, dependendo da idade do seu filho.

Mesmo as crianças que não vão viajar e vão ficar mais tempo dentro de casa, precisam de atenção redobrada. Veja o que fazer em casos de intoxicação por remédio ou produto de limpeza, queda, fratura, corte e choque elétrico.

E as queimaduras? O bebê que brinca perto do fogão ou a criança um pouco mais velha que resolve cozinhar e acaba se queimando. Das queimaduras mais leves e até as mais graves o que não pode e o que pode ser feito.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.
Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza
Acesse também:
Portal Papo de Mãe: http://www.papodemae.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/papodemaeoficial
Grupo: http://www.facebook.com/groups/progra…
Twitter: http://www.twitter.com/papodemae
Instagram: http://instagram.com/papodemaeoficial
Youtube: http://www.youtube.com/papodemae




CuidadoresDestaquesDicasDiversosDiversãoHome0 a 2 anos3 a 8 anos9 a 12 anosReportagemSaúde