Papo de Mãe

Xixi e cocô

Roberta Manreza Publicado em 14/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 09h29

Imagem Xixi e cocô
14 de junho de 2017


Por Mariana Kotscho, jornalista e apresentadora

Hoje vou falar de um tema que parece não ser muito agradável, mas é necessário e faz parte da vida de todos os pais e mães: o xixi e o coco dos filhos.

Aliás desde o momento do nascimento uma das primeiras perguntas na sala de parto é: já fez xixi? Daí a gente tem que aprender a limpar direito, menina de um jeito, menino de outro, e mais tarde ainda tem a fase do desfralde.

Uma curiosidade é que já a partir do quinto mês de gestação, o feto passa a fazer xixi dentro do útero da mãe. É nessa época em que o aparelho urinário do bebê se desenvolve por completo.

Daí primeiro cocô do bebê tem até nome:  mecônio que é um cocô bem escuro, que depois vai mudando…alguns bebês já sofrem com prisão de ventre, isso varia muito de uma criança pra outra.

Eu quero deixar como dica hoje , os livros dos especialistas que participaram do programa Papo de Mãe sobre xixi e cocô: tem o “Dúvidas de Mãe”, da psicopedagoga Larissa Fonseca. E tem os do pediatra Leonardo Posternak que publicou vários livros muito interessantes sobre saúde e comportamento na primeira infância.

Vale a pena a leitura.




ColunistasMariana Kotscho (2)DesenvolvimentoBebêHome0 a 2 anosSaúde