Papo de Mãe

Sábado (04), 10h – Papo de Mãe sobre Mães na Escola

Roberta Manreza Publicado em 03/03/2017, às 00h00 - Atualizado às 09h47

Imagem Sábado (04), 10h – Papo de Mãe sobre Mães na Escola
3 de março de 2017


TV Cultura

Mariana Kotscho e Roberta Manreza conversam com mães que foram para escola depois de adultas

Nesta edição do Papo de Mãe vamos conversar com mães que não tiveram oportunidade de estudar ou que tiveram que abandonar os estudos ainda na infância, mas voltaram à sala de aula depois de adultas para concluir os estudos. São exemplos que mostram como nunca é tarde para começar uma coisa na vida.

geral 2 (3)

Dona Helena (58) por exemplo, só teve oportunidade de se alfabetizar aos 45 anos. Mãe de 3 filhas e 1 neta, ela conta que trabalhava em casa de família e passava madrugadas inteiras estudando. Apesar de toda a dificuldade, conseguiu completar o supletivo, entrar na universidade e realizar o sonho de tornar-se psicóloga.

Dona Hilda (51), mãe de 2 filhos, ainda é analfabeta, mas começou o Módulo 1 do EJA há pouco mais de um mês e já comemora ter aprendido algumas letras. Ela conta que nunca frequentou a escola e que começou a trabalhar muito cedo como empregada doméstica. Seu grande sonho hoje é conseguir ler uma placa de rua, o letreiro do ônibus e o rótulo dos produtos de supermercado.

Dona Enedina (65) tem 1 filho e diz que sempre teve problema com as letras, tanto que repetiu o 1º ano do Fundamental sete vezes. Por duas vezes, ela começou a fazer MOBRAL, mas só aprendeu a escrever o próprio nome. Como sempre trabalhou como doméstica ou diarista, não teve mais chance de voltar à escola. A oportunidade só surgiu em 2011, aos 61 anos de idade, quando conheceu o EJA (Educação para Jovens Adultos). Hoje, ela já cursa o Módulo 3, e seu grande sonho é concluir o Ensino Médio para ter um diploma.

Participam também do papo os especialistas: Êda Luiz, coordenadora geral do CIEJA do Campo Limpo – Centro Integrado de Educação de Jovens Adultos; Adriana Aparecida de Oliveira, diretora do Centro de Educação de Jovens Adultos – CEEJA; Rosane Rodrigues, psicodramatista; e Rosa Ponte Martins, gerente de projetos da ONG ALFASOL – Alfabetização Solidária.

Na reportagem de Fernanda de Luca, vamos conhecer a história da dona Maria, que se formou no ensino médio somente depois de adulta e hoje, aos 63 anos, está na faculdade cursando Pedagogia. A repórter Letícia Bragaglia conversa com pessoas com histórias parecidas pelas ruas de São Paulo. E tem ainda a história de uma avó de Curitiba/PR, que voltou à escola para ajudar o neto.

Papo de Mãe é um programa imperdível e fundamental para quem vive as dores e as delícias da vida em família. Informal com informação. Emocionante. Interativo. E com muita prestação de serviço.

mari e ro (4)helenahildaenedinageral maes e filhas helenafernanda (8)vo na escolaneto e vo vt curitibacriancas 2leticia (6)mari e ro 2helena neta

Apresentação: Mariana Kotscho e Roberta Manreza

Portal: www.papodemae.com.br

Facebook: www.facebook.com/papodemaeoficial

Grupo: www.facebook.com/groups/programapapodemae

Twitter: www.twitter.com/papodemae

Instagram: https://instagram.com/papodemaeoficial




Desafios / DilemasDestaquesDicasAvósFamíliaMãe / PaiHome