Papo de Mãe

Jogo de ação e reação modela circuitos do cérebro dos bebês

Roberta Manreza Publicado em 26/08/2015, às 00h00 - Atualizado às 15h54

Imagem Jogo de ação e reação modela circuitos do cérebro dos bebês
26 de agosto de 2015


Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal / Portal EBC

A simples resposta a um gesto ou expressão facial do bebê é suficiente para gerar ações importantes no cérebro em desenvolvimento. A arquitetura sólida do cérebro depende dessas interações para se estabelecer.

O vídeo ‘As experiências moldam a arquitetura do cérebro’ foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para explicar, com palavras e imagens simples, como as vivências de uma criança pequena têm impacto sobre a formação do seu cérebro e de sua capacidade futura para o aprendizado, o comportamento e as emoções.

Esse vídeo faz parte do conjunto ‘Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância‘, composto por mais dois vídeos. A tradução e a adaptação para o português foram realizadas pelo Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard.

Assista:




DesenvolvimentoHomeNotícias0 a 2 anos