Papo de Mãe

Conheça os mitos sobre alimentos que ajudam na produção de leite materno

Roberta Manreza Publicado em 16/01/2015, às 00h00 - Atualizado às 09h12

Imagem Conheça os mitos sobre alimentos que ajudam na produção de leite materno
16 de janeiro de 2015


Fonte: Karina Chagas/ Agência Saúde

Foto: Artem Furman

Foto: Artem Furman

Muitas mulheres deixam de comer determinados alimentos durante a amamentação com medo de que possa fazer mal ao bebê, provocando cólicas por exemplo. Por outro lado, durante a amamentação, algumas mães acrescentam alimentos à dieta na esperança de que eles façam com que ela produza mais leite para o bebê.

A nutricionista da coordenação geral da saúde da criança e aleitamento materno do Ministério da Saúde, Neide Cruz, explica quais os mitos e verdades sobre alimentos que podem ajudar na produção de leite materno.”Realmente existem algumas dúvidas: ‘Qual é esse alimento vai fazer com que produza mais leite? Esse outro pode causar cólica?’. Mas não tem nada comprovado cientificamente e o importante é orientar a mãe que ela observe. Porque existe toda uma historia genética. Um alimento que às vezes não é alergênico para um pode ser para outro. E se ela perceber que há alguma dificuldade, alguma dor, o bebê não se se sinta bem. Que ela observe esse alimento. Mas não há nada comprovado. É mito dizer que essa ou aquela alimentação, até agora não temos nenhuma comprovação cientifica, que alguns alimentos produzam uma produção maior de leite ou não”.

A dona de casa, Stephanie Almeida, por exemplo, tem um filho de 11 meses e conta que sempre tirou as dúvidas sobre amamentação com a pediatra do pequeno Pietro.”Foi o que eu mais escutei: canjica e cuscuz, até cerveja o povo fala que dá leite. Às vezes eu comia, por exemplo, feijão. Aí ele ficava sem fazer a necessidade. A médica mesmo falava que podia ser por alguma coisa que eu estava comendo, no caso do meu filho, foi o feijão. Sempre quando eu ia, era todo mês, aí eu sempre perguntava as coisas e ela me falava. Com ela eu tirava todas as minhas dúvidas”.

A nutricionista da coordenação geral da saúde da criança e aleitamento materno do Ministério da Saúde, Neide Cruz ressalta que, em caso de dúvida, as mães devem sempre procurar orientação médica.”Hoje nós temos equipes preparadas para orientarem essas mulheres. Toda a equipe multidisciplinar ela hoje é preparada para orientação para que possamos estimular o leite materno. Que ela busque orientação com seu pediatra, com o profissional que está atendendo, enfermeiro, e busque também trocar com mães que amamentaram, porque as mães que amamentaram e que foram orientadas também darão uma boa referência. E que tirem duvidas”.

O leite materno é composto por todos os nutrientes que o corpo necessita como proteína, carboidrato, gorduras, vitaminas, minerais e pode evitar doenças como infecção respiratória, alergia, diarreia e reduzir a chance da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Leia também:

Fim da licença-maternidade e a amamentação: 7 dicas para voltar ao trabalho e continuar amamentando

Leite materno: os desafios de garantir amamentação exclusiva até os seis meses

AMAMENTAÇÃO – Como se preparar para amamentar?

Dica: Assista ao Papo de Mãe sobre Amamentação:




Amamentação / AlimentaçãoHomeNotícias