Papo de Mãe

Mães líderes comunitárias

pmadmin Publicado em 05/08/2014, às 00h00 - Atualizado em 25/09/2014, às 14h14

Imagem Mães líderes comunitárias
5 de agosto de 2014


Neste programa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem mães que são líderes comunitárias  
Organizar o lugar onde vivemos é um dos primeiros passos para exercer a cidadania, inclusive para cobrar nossos direitos. A Organização Comunitária é definida como uma ação conjunta de cidadãos de uma determinada região para obter melhorias para a população. Para que isso aconteça, os trabalhos são encabeçados por um líder comunitário, que identifica as necessidades, as carências da comunidade, mobiliza recursos e formula estratégias de ação.
Em muitas comunidades são as mulheres, geralmente mães, que exercem este papel de liderança, como é o caso das nossas convidadas: Antônia Cleide Alves, líder comunitária e presidente do UNAS de Heliópolis – União de Núcleos, Associações e Sociedade dos moradores de Heliópolis e região, 2 filhos; Maria Aparecida Gomes Clementino (Cida), presidente do Clube das Mães Novo Recreio  (Guarulhos/SP), 3 filhos; Juliana Gonçalves,  líder comunitária e voluntária da União de Moradores de Paraisópolis, 2 filhos; Patrícia Luciano de Carvalho Silva, enfermeira e líder comunitária do Projeto VIM – Valorização de uma Infância Melhor (Lagoinha/SP), 2 filhos.
Especialistas: Leila Chnaiderman Aquilino, socióloga e coordenadora do Programa São Paulo Solidário, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP;  Paula Fabiani, diretora executiva da ONG IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social; Maria Angela Bryan Heinemann, voluntária e líder comunitária da Pastoral da Criança e do Adolescente.
Na reportagem de Letícia Bragaglia, vamos conhecer a Maria Dulcineia, que há 17 anos é líder comunitária de catadores de lixo em São Paulo. Tem ainda um papo pelas ruas de São Paulo com Fernanda De Luca.



Vídeos