Papo de Mãe

SONO – Como fazer para o recém-nascido dormir bem

pmadmin Publicado em 07/11/2012, às 00h00 - Atualizado em 09/10/2014, às 10h53

Imagem SONO  – Como fazer para o recém-nascido dormir bem
7 de novembro de 2012


Renata Soifer Kraiser*

Sempre recebo e-mails de mamães que querem saber o que fazer para que seus bebês recém-nascidos, ou menores de 6 meses durmam bem.A resposta é sempre a mesma. Antes dos 6 meses é normal e esperado que o bebê acorde para mamar de madrugada. No caso dos recém-nascidos, muitos médicos orientam que o bebê não passe mais de 4 horas seguidas sem se alimentar. Depois dos 2 meses, a maioria dos bebês não precisa ser acordada para mamar durante a noite.

De qualquer forma, todo mundo quer que o bebê durma o maior número de horas saudáveis possível.

Quando me perguntam como fazer isso, eu sempre explico que dar um banho seguido de massagem, desde o nascimento, é o segredo para ter um bebê calmo e relaxado.Mas muitas mães tem medo de fazer isso ou não conseguem imaginar como podem dar um banho relaxante e fazer uma massagem em um bebê tão pequenino.

Esses dias eu recebi esse vídeo e achei que as mamães poderiam gostar bastante, pois ele mostra uma enfermeira dando um banho bem relaxante… Quando minha filha mais velha nasceu, eu me lembro que a enfermeira do hospital também deu um banho assim nela.

Uma das coisas que eu notei neste vídeo e também no banho que a enfermeira deu em minha filha, foi que em ambos os casos não ouve preocupação com o fato da água entrar nos ouvidos. Realmente, eu sempre molhei os ouvidos de minhas 2 filhas e elas nunca tiveram dor de ouvido. O segredo? Jamais introduzir hastes flexíveis com ponta de algodão nos ouvidos. A cera protege o ouvido e ao contrário do que a imensa maioria das mães fazem, o ouvido só pode ser limpo por fora e jamais por dentro. Quem me ensinou foi o pediatra.

Outro ponto que achei importante no vídeo é a tranquilidade e segurança com que a enfermeira segura o bebê. Na nossa fantasia, achamos que vamos afogar o bebê na água, mas eu nunca ouvi falar de uma mãe que tivesse feito isso. Pode confiar no seu instinto que você é totalmente capaz de segurar o bebê e banhá-lo. Essa tranquilidade e segurança são muito importantes, pois a gente transmite isso ao bebê.Depois do banho, já bem relaxado, podemos fazer a massagem como mostra o vídeo.

Em tempos de friozinho é importante que o ambiente esteja aquecido e as janelas fechadas, evitando correntes de ar.Dando um banho bem gostoso, com calma, tranquilidade e muito amor e carinho, seguido de uma massagem relaxante, todos os dias, com o tempo o resultado poderá ser observado.Fonte: http://www.renatasoiferkraiser.blogspot.com.br

*Renata Soifer Kraiser é psicóloga e autora do livro “O sono do meu bebê”. Participou como especialista convidada do Papo de Mãe sobre “Distúrbios do Sono”, exibido em 07.11.2012.

 Dica: Papo de Mãe – Distúrbios do Sono




Saúde