Papo de Mãe

S.O.S. PAPO DE MÃE

pmadmin Publicado em 07/09/2010, às 00h00 - Atualizado às 03h54

7 de setembro de 2010


QUEM PERGUNTA: a telespectadora Juliana“Tenho 14 anos e queria fazer a cirurgia de redução de mamas. Minha mãe queria que eu fizesse com 18 anos, mas eu queria fazer com 16. Gostaria de saber a opinião do doutor. E também se a cirurgia de suspensão de mamas pode ser feita ao mesmo tempo?”QUEM RESPONDE: o cirurgião plástico Dr. Iran Sanches, especialista que participou do Papo de Mãe sobre Cirurgia Plástica.
Dr. Iran Sanches
“Juliana, você tem que ser avaliada por um serviço de cirurgia plástica. Em caso de mamas muito volumosas, que causem limitação a atividades desportivas, desconforto nas atividades do dia a dia pode ser indicada sim a mastoplastia redutora aos 16 anos. Vale a pena passar com ginecologista para haver a indicação e análise do mesmo. E tanto a redução do volume como a suspensão são feitas no mesmo tempo cirúrgico. É a mastoplastia redutora ou mastopexia. Boa sorte!”
Outra pergunta:

QUEM PERGUNTA: a telespectadora Ana Junquiera
“Meu sobrinho fez cirurgia nas orelhas de abano e ficou com quelóides. Existe tratamento? Por que acontecem?”

DR. IRAN SANCHES RESPONDE: “Sim, o tratamento para quelóide pode ser a injeção dentro do mesmo de substâncias para reduzir o volume. Ou então a retirada da cicatriz queloidiana. E, muitas vezes, indicamos a Betaterapia no pós-operatório, que é um tratamento com radiação superficial na cicatriz. Quelóides e outras cicatrizes inestéticas são assuntos árduos na prática diária do cirurgião plástico. Mas sim, tem solução e tratamento. Não se sabe o porque da cicatriz ser tornar hipertrófica ou queloidiana. Pode ser tendência genética/familiar. Cabe ao cirurgião tomar os cuidados no pós- operatório e acompanhar de perto a evolução. Às vezes, são necessárias várias sessões: é a chamada terapia infiltrativa a base de corticóides de ação local. Infelizmente, não existe tratamento prévio, antes da cirurgia, mas em pacientes com histórico de queloides prévios se indica a Betaterapia.”

Por hoje é isto, pessoal. Continuem acompanhando o Papo de Mãe pelo blog, twitter e facebook. Para entrar em contato com a gente e mandar perguntas, relatos e sugestões o nosso e-mail é [email protected]. Obrigada pela audiência, pelo carinho e pela participação. Até mais!!!