Papo de Mãe

Síndrome de Down

pmadmin Publicado em 18/11/2009, às 00h00 - Atualizado em 08/01/2015, às 16h39

Imagem Síndrome de Down
18 de novembro de 2009


Oi gente!A síndrome de down – tema que o Papo de Mãe tratou esta semana – acontece devido a uma alteração genética. Nesta alteração (que é possível ser detectada no exame pré-natal), o bebê nasce com três cromossomos 21, ao invés de dois. No Brasil, há cerca de trezentos mil portadores e este ano é comemorado o cinquentenário da descoberta da trissomia da síndrome.A expectativa e a qualidade de vida dos portadores da síndrome de down aumentaram muito nos últimos anos em razão dos avanços da medicina. Para se ter uma idéia, em meio século, a expectativa de vida saltou de 15 para 70 anos de idade (sendo que muitos já ultrapassaram os 80!!).Ficamos emocionados ao ver histórias de vida e superação como as de nossos entrevistados. Conhecemos um pouco da vida de Joana, 10 anos, a menina que interpretou a personagem Clara na novela Páginas da Vida da Rede Globo; a encantadora Tati, 25 anos, que é personagem de uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica e hoje faz teatro e trabalha em um salão de beleza; a talentosa bailarina Aline, que há quase 20 anos encanta a todos com sua dança; e pequena Isis, uma princesinha de apenas 7 meses e muita vida pela frente…Também pudemos contar com a participação de pais e representantes de ONGs, associações e institutos com trabalhos muito sérios e bacanas de inserção social de deficientes. É o caso do Carpe Diem, da Vez da Voz  e do Meta Social. Para obter informações sobre outros grupos de apoio acesse o site da federação brasileira das associações de síndrome de down: http://www.fbasd.blogspot.com/.Queremos agradecer a todos que participaram das gravações e que escreveram para nosso site. Continuem mandando suas sugestões, perguntas e relatos.

Fiquem agora com o Papo sobre Síndrome de Down:

E no próximo programa o assunto é VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. Você sabe o que é BULLYING? Descubra nesta próxima quinta-feira (19), às 18h30. Reprises no domingo (13h30), na segunda (12h30) e na terça (18h30).
ATENÇÃO!!! Em breve, a equipe do Papo de Mãe entrará no estúdio para gravar novos programas. Quem estiver em São Paulo e tenha interesse em participar escreva para [email protected]. Os temas serão os seguintes:
– Atividades infantis
– Literatura
– Mãe depois dos 40 e tratamentos para engravidar
– Crianças desaparecidas
– Bichos de estimação
– Filhos prematuros
Contamos com a participação de vocês!!!

Beijos,
Equipe Papo de Mãe




Vídeos