Papo de Mãe
» ENTRETENIMENTO

Rodante Roda Gigante: conheça o canal infantil com conteúdo para crianças curiosas de todas as idades

Antônio Rodante e Ana Paula Cardoso contam em entrevista sobre suas animações e personagens. Além de explicarem os seus objetivos com o canal

Fernanda Fernandes* Publicado em 20/05/2022, às 06h00

O Canal Rodante Roda Gigante é um contador de histórias de todo tipo de história que vale a pena ser contada
O Canal Rodante Roda Gigante é um contador de histórias de todo tipo de história que vale a pena ser contada

Atualmente com a internet, os pequenos têm todos os tipos de conteúdo na palma da mão, o que gera muita preocupação aos pais, que ficam aflitos com a grande quantidade de informações de má qualidade que invadem as telas que as crianças têm acesso. Os familiares se veem mergulhados num mar de escolhas quase infinitas. E aí entra a pergunta: como escolher, e avaliar a qualidade dos assuntos dentro da internet? Foi pensando exatamente nessa questão que o casal Antonio Rodante e Ana Paula Cardoso criaram o canal Rodante Roda Gigante.

Lançado em 2019, o Canal Rodante Roda Gigante é um contador de histórias de todo tipo de história que vale a pena ser contada. Desenvolvido para crianças curiosas de todas as idades, o projeto reúne um vasto conteúdo informativo, com curiosidades dos esportes, de bichos que existem e daqueles inventados, de expressões idiomáticas e outras singularidades linguísticas. Além de abordar sustentabilidade e muitos personagens inéditos e divertidos. Na forma de um grande almanaque, apresenta os conteúdos usando o recurso da animação.

Em entrevista com o casal, que tem dois filhos – Arthur de 13 anos e Carolina de 10 - contam como lidam com o mundo da internet dentro de suas casas. “A gente não proíbe, apresentamos conteúdos e procuramos conversar. Precisamos ter uma relação de confiança com eles e buscar estar antenado naquilo que as crianças dessa idade estão vendo” afirma Ana.

Antonio conta que ao invés de estipular um tempo limite para o uso do celular, eles procuram encontrar formas de tirar os filhos das telas, buscando atividades diversas para eles. Estimulam jogos, aula de surf, futebol de areia, pesquisas. E a única regra estabelecida é: no momento em família deve estar tudo desligado.

Mas mesmo incentivando os filhos a terem um tempo off, contam que consideram muito difícil encontrar conteúdos agregadores. E apontam que hoje existem uma exigência de fazer um produto de entretenimento que não tem conteúdo nenhum.

Confira a entrevista completa

Criação do canal infantil

Com experiência no teatro de bonecos e em arte-educação adquirida desde o início dos anos 1980, o autor, ilustrador e diretor de arte, Antonio Rodante, criou, ao lado da jornalista e editora de livros Ana Paula Cardoso, o canal do Youtube – Rodante Roda Gigante. O projeto começou de forma inesperada.

Quando os seus filhos estavam na educação infantil, o colégio onde eles estudavam questionou Antonio – que já tinha 2 livros publicados – se seria possível marcar uma conversa dele com os alunos para falar sobre os livros. Com o convite aceito os estudantes adoraram saber sobre como era a produção de um livro e ficaram super empolgados.

Após esse ocorrido, o casal em parceria com a “Escola de Educação Ponto de Partida” iniciou uma oficina de livros no Colégio – que ocorre até hoje. Ao ver o interesse dos alunos, e debater com pais e educadores o quanto muitos dos conteúdos da internet são rasos e de baixa qualidade, sentiram a necessidade de fazer um canal para trazer conteúdos adequados e importantes para as crianças.

Com a criação, foram surgindo muitas ideias de temas. Suas histórias são baseadas em experiências pessoais, conversas com os filhos e educadores, além de sugestões de outras pessoas próximas. Partindo desses interesses, acrescentam mais informações e deixam os vídeos com muito conhecimento e curiosidades.

Antonio Rodante e Ana Paula Cardoso
Antonio Rodante e Ana Paula Cardoso

Veja também:

Projetos

Entre as principais iniciativas do canal estão o vídeo “Saci Caiçara” e o livro “A Epopeia de Pipa: venturas, aventuras e desventuras do pinguim patinador que de frio tem horror”, contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc. Em entrevista Ana e Antonio contam com empolgação como foi criar as duas histórias.

No livro “A Epopeia de Pipa”, o pinguim patinador, que é o personagem principal, gosta do calor. Sendo muito curioso ele sai da longínqua Patagônia, seguindo os passos do Velho Capitão, para conhecer o mundo. Em busca de aventuras, Pipa singra os mares da costa do Atlântico, de carona com três simpáticas baleias-jubarte, e chega ao litoral de São Paulo. Lá faz novas amizades e inicia nova jornada rumo a um lugar fantástico, onde a imaginação corre solta.

Já o vídeo “Saci Caiçara” conta sobre a origem do saci, trazendo 7 diferentes histórias que foram inspiradas em uma pesquisa desenvolvida por Monteiro Lobato.

Ao perguntar sobre novas iniciativas, o casal conta que fará uma animação das telas da Tarsila do Amaral, um ebook com curiosidades da Semana de Arte Moderna, e que pensa em lançar novos livros abordando diferentes temas, mas sempre criando conteúdos embasados em fatos e curiosos para todas as crianças e famílias.

*Fernanda Fernandes é repórter do Papo de Mãe

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Criança