Papo de Mãe
» SAÚDE

Os tratamentos de varizes são mais recomendados durante o inverno?

O cirurgião vascular Dr. Jorge Augusto Zbeidi explica as consequências de não tratar de varizes e aponta os principais grupos de risco

Redação Papo de Mãe Publicado em 23/06/2022, às 06h00

O tratamento de varizes requer tempo de uma avialiação médica detalhada
O tratamento de varizes requer tempo de uma avialiação médica detalhada

​Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 35% da população no Brasil sofre com os problemas de varizes. Estima-se que uma em cada cinco mulheres e um em cada 15 homens sejam portadores da condição. Diante desse cenário e com a chegada do inverno, o cirurgião vascular Dr. Jorge Augusto Zbeidi indica a estação como o período do ano recomendado para realizar os tratamentos.


​Além de haver uma melhora dos sintomas da insuficiência venosa durante o outono e o inverno, devido a vasoconstrição das veias, também é preciso entender que os tratamentos de varizes não são milagrosos e requerem uma detalhada avaliação médica, com exames de ultrassom e realidade aumentada antes de se iniciarem os cuidados, que podem levar alguns meses dessas estações”, explica o especialista.

Portanto não adianta procurar o cirurgião vascular na véspera do fim do ano e férias de verão para estar com as pernas livres das varizes e dos vasinhos. Outra observação apontada por Zbeidi para iniciar os tratamentos durante estações frias diz respeito a utilização das meias elásticas pós procedimentos, consideravelmente mais confortáveis de se usar do que na época do verão por conta do calor.

Veja também 


​Embora homens e mulheres com idade entre 30 e 40 anos sofram também com as varizes devido a fatores hereditários, ainda é preciso destacar que outros aspectos, como obesidade e sedentarismo potencializam o problema. Já nas mulheres, algumas particularidades também potencializam o problema vascular. “Alterações hormonais, pílulas anticoncepcionais, gravidez e intestino preso são alguns dos pontos que determinam a maior incidência das varizes em mulheres”, diz Dr. Jorge Augusto.


​Diante disso, é imprescindível que um médico especializado seja procurado logo após os primeiros sinais da doença. “Os tratamentos atuais, geralmente, permitem que os pacientes recebam alta imediatamente após os procedimentos, como laser, endolaser e espuma.


​“Caso o indivíduo afetado pela doença não procure o tratamento adequado, os sinais e sintomas como dor, sensação de peso, cansaço, câimbras e inchaço nas pernas podem aumentar e afetar de forma significativa a qualidade de vida. Alguns quadros podem, inclusive, se agravar para trombose, flebites, varicoarragia (hemorragia das varizes) e até mesmo o surgimento de úlceras nas pernas”, alerta o cirurgião vascular.

Quem é Dr. Jorge Augusto Zbeidi?
Com formação acadêmica na Faculdade de Medicina de Sorocaba (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), o Dr. Jorge Augusto Zbeidi [Crm 134.184 Rqe 50.649] também possui especialização em cirurgia vascular pela mesma instituição, além de Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.Atualmente realiza seus atendimentos no Edifício Victória Business - Av. Rodrigo Fernando Grillo, 207 - Sala 1806 - Jardim dos Manacas - Araraquara/SP;

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Instagram: @papodemaeoficial l Twitter: @papodemae l Facebook

Saúde